780 mil capixabas perderam dinheiro com golpes digitais

Em evolução constante, usando táticas cada vez mais sofisticadas, os golpes virtuais já fizeram 780 mil pessoas no Estado perderem dinheiro em um ano.
A estimativa faz parte de um levantamento do DataSenado, de 2024, que revelou que 26% dos capixabas afirmam ter perdido dinheiro nos últimos 12 meses em função de algum crime cibernético, tal como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias.
O dado no Estado é superior ao da média nacional, em que 24% da população com mais de 16 anos foi vítima de crimes virtuais.
O advogado da área de Direito Digital Bruno Guerra de Azevedo observa que nem todas as vítimas registram ocorrências desse tipo de crime, levando a uma subnotificação.
“Alguns não comunicam por vergonha, em especial quando se trata de golpes de cunho sexual. Outros, não comunicam por serem valores mais baixos”.
Outro ponto que merece atenção, segundo ele, é a necessidade de se pensar em ensinar o uso adequado da internet, desde a educação básica.
“Muita gente não tem noção sobre segurança virtual, como identificar possíveis golpes. Isso torna a internet hoie um terreno propício para fraudes”.
Paralelamente, ele enfatiza a necessidade de reforços nas forças de segurança na área. “Os golpistas se aprimoram a cada dia, investem a tecnologia. E, em contrapartida, as autoridades policiais e o próprio Poder Judiciário, às vezes, não conseguem se modernizar na mesma velocidade”.
Setor de eventos: fim prematuro do Perse compromete a confiança do contribuinte
3 Min de LeituraO encerramento do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) pela Receita Federal em 24 de março de 2025 levanta questionamentos significativos sobre a segurança jurídica e os princípios da anterioridade no sistema tributário...
Pejotização em pauta no STF: no que as empresas precisam ficar de olho?
3 Min de LeituraO Supremo Tribunal Federal tem entendido ser lícita a terceirização por pejotização de profissionais liberais para prestar serviços na atividade-fim do contratante. A tese foi adotada pela 1ª Turma no julgamento de um recurso em que a Santa Casa de Bom...
Privacidade de dados: por que devemos proteger nossas informações pessoais
3 Min de LeituraVivemos em uma sociedade em que o mundo físico está cada vez mais interconectado com o digital. Dados do IBGE de 2024 indicam que, em 2023, 92,5% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet, evidenciando de forma clara a importância de nossa...



